Em 11 de outubro de 1913 os jornais A Gazeta e o Jornal de Piracicaba noticiaram a criação do Esporte Clube XV de Piracicaba que nasceu da fusão do Clube Sportivo Piracicaba, da família Guerrini e do Esporte Clube Vergueirense, da família Pousa.
Em 1910 jogavam futebol com bola de meia nos fundos de uma mercearia. Os jogadores, que eram da família Guerrini deram a equipe o nome de 12 Outubro e passaram a jogar na rua Regente Feijó, que era um pasto, que foi transformado em campo, que se tornou no primeiro estádio do XV de Piracicaba, onde hoje é o Assaí. Nesta mesma época havia o Esporte Clube Vergueirense, pertencente à família Pousa.
Os dos clubes jogavam entre si. A amizade e paixão pelo futebol falaram mais alto. Eles se uniram e formaram o Esporte Clube XV de Piracicaba.
Membros das famílias Guerrini e Pousa convidaram o capitão Carlos Wingeter, cirurgião dentista, integrante da Guarda Nacional para ser presidente do clube recém constituído. O capitão aceitou, impondo uma condição: que a agremiação deveria ter o nome de Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, em homenagem à proclamação da República.
João Bosco de Freitas é Jornalista e Educador aposentado, natural de Tapiratiba SP. Cidadão Piracicabano por adoção.
"Passei a infância em São Joaquim da Barra/SP, terra do saudoso Rolando Boldrin, joguei bolinha de gude nas ruas de terra, e quando chovia, a diversão da molecada era entrar na sarjeta para brincar na enxurrada. Ao entardecer disputava peladas nas ruas de paralelepípedo, escondido de mamãe".
Começou a vida profissional como professor de alfabetização na rede municipal de ensino da Capital, desenvolveu a carreira profissional até chegar à Direção de Escola Municipal, aposentando-se em 1989. Em 1965 iniciou a carreira de jornalista no DIÁRIO POPULAR ao lado de JOELMIR BETING.
São-paulino de coração, presenciou a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (o Morumbis) in loco, estando presente no jogo de inaunguração em 02/10/1960 quando o São Paulo recebeu o Sporting de Portugal.
Nos tempos de moleque jogava futebol de botão com os amigos, nas épocas em que usavam botões de roupas para jogar. Hoje aos 88 anos disputa jogos na LIGA FUTEBOTON em Mogi das Cruzes.
Arte Gratuita para Futebol de Botão
Gostou da história do XV de Piracicaba? Então inscreva-se como seguidor do blog, deixe seu comentário, e compartilhe esse conteúdo. Isso ajudará muito a popularizar novamente o Futebol de Botão.
Para celebrar essa tradição, o Futeboton disponibiliza gratuitamente diversas cartelas de times para impressão e montagem.
➡️ Baixe gratuitamente a cartela do XV de Piracicaba.
|
| Clique na imagem para baixar a cartela |
Comentários
Postar um comentário